25 de agosto de 2011

Projeto: Escola

ESCOLA ADVENTISTA DE TUBARÃO

EDUCAÇÃO

ADVENTISTA PLANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

TURMA: Pré I

I - Tema do Projeto: "Eu conheço e faço parte da minha escola"

II - Duração Provável: 05/04 à 09/04

III - Justificativa: Depois de toda essa caminhada que fizemos juntos, onde descobrimos nossa identidade, nossa família e nossos amigos, iremos conhecer agora nossa escola. Explorar juntos todo o ambiente escolar que iremos passar alguns anos de nossa vida. É importante que cada criança conheça o ambiente em que está inserida, para que possa sentir-se segura. Por isso, temos como objetivo conhecer os espaços e as pessoas que formam nossa escola. Iremos descobrir juntos qual é papel de cada funcionário, e por fim a importância de cada criança.

IV - Integração Fé e Ensino: Mostrar as crianças nosso mais honroso membro da escola: Jesus.

Para que a escola seja um lugar de sabedoria e amor, Jesus precisa ser o 1° no coração de todas as pessoas que a formam.

História Bíblica: Deus concede sabedoria para Salomão. O homem mais sábio que já existiu, pois ele estava sempre ligado a Deus. Para que a escola transmita sabedoria, ela também deve estar ligada a Deus.

VII - Procedimentos de Trabalho

Segunda-feira 05/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos sobre a Páscoa na semana anterior.

Atividade 1: Mostrar o poema escrito em uma cartolina. Na roda de conversa explorar oralmente o poema Minha escola é legal (Em anexo); Pedir que procurem nos livros e revistas algumas das brincadeiras relatadas no poema e substituir as palavras pelas gravuras encontradas.

Lanche;

Atividade 2: Fazer perguntas e ouvir as crianças sobre as atividades que realizam na escola.Pedir que registrem, desenhando,o que cada um mais gosta de fazer na escola.Organizar uma exposição em classe com todos os desenhos.

Parque; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Terça-feira 06/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Biblioteca; Momento para explorarem os livros que escolheram;

Lanche;

Atividade 1: Questionar: O que há em uma escola? Escrever no quadro todas as sugestões. Convidá-los então, para dar um passeio pela escola. Iniciar pela entrada, o jardim, a direção, a secretaria, a biblioteca, as salas da Educação Infantil e 1° ano, o parque, a cantina, os banheiros, o pátio e a quadra. Então sentados nas escadas relembrar o que vimos até agora. Levá-los ao segundo andar e mostrar o restante das salas, a sala dos professores e de informática e também a coordenação (sempre dar ênfase aos profissionais que trabalham na escola). Voltar à sala e questionar: O que vimos até agora está em nossa lista escrita no quadro? Há algo que vimos e podemos acrescentar na lista?Quantas pessoas encontramos no passeio, e que fazem parte da escola? Dar uma folha e pedir que desenhem o que mais lhes chamou atenção, o que mais gostaram do passeio que fizemos. Mostrar a gravura do nosso mais honroso membro da escola: Jesus. Para que a escola seja um lugar que transmita amor e sabedoria precisamos estar conectados a fonte de amor e sabedoria: Deus.Contar a história de Salomão (pedido de sabedoria)

Atividade 2: Montar a dobradura da escola (anexo 2). Disponibilizar variados tipos de papéis para que picotem e colem.

Momento Livre (Pátio); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quarta-feira 07/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, e orar.

Coral;

Conversa de Criança: Fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar como se usa o computador, com os teclados da sala, e o que trabalhamos no dia anterior.

Informática:

Lanche;

Educação Física: Corrida de obstáculos (corda, bola, bambolês) "Pega o rabo do lobo" ,"Roda da bola"...

Atividade 1: Dar continuidade ao projeto "Árvore da chupeta". Mencionar os malefícios que podem causar aos dentes. Mostrar fotos (anexo). Lembrar que amanhã será a premiação daqueles que já decidiram e largaram a chupeta.!!

Momento Livre; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quinta-feira 08/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Atividade 1: Cantar o poema de Jane Emirene: "Minha escola" (anexo 3);

Lanche;

Atividade 2: Premiação dos pequenos que deixaram a chupeta...!!!!!!

Atividade 3: Iniciar a confecção de uma pequena maquete da nossa escola, com caixas de fósforos, tinta, areia, enfim, usando a criatividade dos pequenos para representar aquilo que conheceram;

Parque; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Sexta-feira 09/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Educação Física: Roda da bola, cabo de guerra, corrida com a bola...

Lanche;

Atividade 1: Dar continuidade a confecção da maquete;

Momento Livre; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;


Nenhum comentário:

Postar um comentário