22 de fevereiro de 2012

Inspiração Juvenil 22/02/2012



O Valor do Silêncio


Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio. Provérbios 17:28


Um bom amigo conhece o valor do silêncio. Há três ocasiões em que o silêncio ajuda a amizade.


1. Numa conversa comum. Assim como o valor de qualquer número é multiplicado por 10 com o acréscimo de um zero, assim a conversa se torna mais valiosa com a adição do silêncio.


Com muita frequência, aguardamos a oportunidade de interromper para contar a nossa história, em vez de ouvir o que a outra pessoa está dizendo. Devemos guardar silêncio quando nossos amigos falam, para podermos saber o que estão pensando e sentindo.


2. Quando você está zangado. É muito fácil fazer uma observação sarcástica quando estamos zangados. Há muita sabedoria em contar até 10 (ou 100, se necessário!) antes de dizer algo que depois cause arrependimento.


Se você tem vontade de interromper seu amigo por causa da raiva, tente tomar um gole de água ou cruzar as mãos e sorrir. Um momento de silêncio pode salvar uma amizade.


3. Quando seu amigo está muito triste. Existe algo de mágico num ouvinte atento e silencioso; isso acalma a pessoa que está perturbada. Contar com um ouvinte quieto num momento de estresse reduz mesmo as batidas do coração e relaxa os músculos. Depois de passar algum tempo com um amigo que ouve, a pessoa magoada invariavelmente se sente melhor, com mais condições de enfrentar a situação.


Ricardo trabalhou muito durante anos, estudando enquanto outros se divertiam. Por quê? Porque queria desesperadamente tornar-se médico. Depois de sua formatura no colegial, recebeu a notícia de que não poderia fazer a matrícula na faculdade. Parecia que o mundo todo estava desabando.


Conta ele: "Eu sabia que precisava conversar com alguém. Necessitava desabafar e tirar um monte de coisas de dentro do meu peito. Mas, acima de tudo, precisava de alguém que se importasse. Chamei meu colega de quarto. Comecei a falar. Ele ficou três horas ouvindo. Isso foi tudo o que ele fez - ouvir. E era disso que eu precisava."

Fazendo Amigos

Os amigos usam sabiamente o silêncio para compreender as pessoas, ajudá-las a superar a dor e a controlar-se em momentos de raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário